Está à procura de ajuda?

Fazer uma pergunta

Política de Privacidade

Política de Privacidade

Este Aviso de Privacidade (“Aviso”) estabelece como a OsaBus, uma empresa localizada na Letónia, (coletivamente referida neste documento como “Empresa”, “OsaBus”, “nós”, “nosso” ou “nos”) protege a privacidade das suas informações pessoais. Se estiver interessado no que fazemos com cookies e tecnologias semelhantes, consulte a nossa Declaração de Cookies.

Podemos alterar este Aviso ocasionalmente; por isso, volte aqui para verificar quaisquer atualizações.

Oferecemos uma gama de serviços relacionados com transporte terrestre online, incluindo produtos e serviços através dos nossos próprios websites, aplicações móveis, e-mails e mensagens de texto (‘plataformas’). Também disponibilizamos esses serviços através dos websites dos nossos parceiros comerciais, redes sociais e outras plataformas. Este Aviso aplica-se a todas as informações pessoais que recolhemos enquanto fornecemos esses serviços ou quando nos contacta por e-mail, chat ao vivo, telefone ou correio.

Os nossos parceiros comerciais também devem consultar a nossa Declaração de Privacidade e Cookies para Parceiros Comerciais para compreender como as informações pessoais são processadas como parte da nossa relação comercial.

1. Informações pessoais

“Informações pessoais” refere-se a informações que o identificam ou que poderiam, de forma razoável, ser usadas para o identificar e que são submetidas e/ou recolhidas e mantidas por nós quando faz uma reserva. Exemplos de informações pessoais incluem o seu nome, a sua morada e o seu número de telefone.

Quando faz uma reserva através do nosso website, será necessário fornecer-nos determinadas informações para que possamos prestar-lhe um serviço rápido. As informações que recolhemos podem incluir o seu nome, idade, data e local de nascimento e detalhes de contacto (e-mail, morada e número de telefone).

Além disso, recolhemos informações do seu computador quando utiliza uma das nossas plataformas, mesmo que não faça uma reserva. Estas podem incluir o seu endereço IP, o navegador e as configurações de idioma. Existem também situações em que recebemos informações sobre si de terceiros ou recolhemos automaticamente outras informações. Este é um resumo básico das informações que recolhemos. Gostaria de saber mais?

2. Informações pessoais que nos fornece

Guardamos e utilizamos as informações que nos fornece. Quando faz uma reserva, precisamos pelo menos do seu nome, endereço de e-mail, número de telefone, endereço de recolha e entrega e informações de pagamento. Podemos também solicitar a sua morada, número de voo, data de nascimento e os nomes de quaisquer passageiros adicionais.

Recolheremos igualmente informações suas caso nos contacte (por telefone, e-mail ou através das redes sociais, por exemplo).

Após uma reserva, podemos pedir-lhe que forneça uma avaliação ou comentários sobre a sua experiência para nos ajudar a melhorar os nossos serviços e garantir que futuros clientes obtenham exatamente o que procuram.

Existem também outras formas de nos fornecer informações. Por exemplo, se navegar com o seu dispositivo móvel, pode partilhar a sua localização atual connosco para que possamos prestar-lhe o melhor serviço possível. Para facilitar, também pode criar uma conta de utilizador, que lhe permite rever e gerir as suas reservas, bem como guardar as suas preferências pessoais. Isso também torna mais simples realizar reservas futuras.

2.1. Informações Pessoais Que Nos Fornece Sobre Outras Pessoas

Pode adicionar alguém como passageiro adicional ou fazer uma reserva em nome de outra pessoa, por exemplo, um amigo, familiar ou colega. Se o fizer, certifique-se de que a pessoa está ciente de que nos está a fornecer os seus dados e que aceitou a forma como tratamos as suas informações pessoais (conforme descrito neste Aviso). Esta é da sua responsabilidade.

3. Informações pessoais que recolhemos automaticamente

Quando faz uma reserva, registamos em que plataforma a realizou e como chegou até à nossa plataforma (por exemplo, se veio de outro site).

Mesmo que não acabe por fazer uma reserva, podemos recolher automaticamente algumas informações quando visita as nossas plataformas. Estas podem incluir o seu endereço IP, as páginas que visitou, o navegador que está a usar e informações sobre cliques. Também pode incluir informações sobre o sistema operativo do seu computador, a versão da aplicação, as definições de idioma, configurações e características específicas do dispositivo e dados que identificam o seu dispositivo.

Se estiver a usar um dispositivo móvel, podemos também recolher detalhes sobre a sua localização. Além disso, poderemos analisar e processar dados básicos relacionados com as aplicações instaladas no dispositivo (por exemplo, nome, descrição e categoria).

4. Informações pessoais que recebemos de terceiros

Também podemos recolher certas informações sobre si a partir de plataformas de redes sociais, dos nossos parceiros comerciais, subsidiárias do grupo empresarial OsaBus.pt, afiliadas da Osa Group SIA (consulte aqui para mais informações) e outros terceiros. Por exemplo:

  • Trabalhamos com parceiros comerciais afiliados para oferecer os nossos serviços noutras plataformas. Quando faz uma reserva em qualquer uma das nossas plataformas, podemos partilhar as suas informações pessoais com esses parceiros, e eles podem partilhar as suas informações pessoais connosco.
  • O Provedor de Serviços de Transporte que fornece os serviços reservados através das nossas plataformas pode precisar de nos enviar informações sobre a sua reserva – por exemplo, se a sua reserva resultar numa disputa de atendimento ao cliente.
  • Os nossos parceiros comerciais podem também enviar-nos informações sobre si que possam ajudar a fornecer informações promocionais e anúncios.

Podemos combinar qualquer uma dessas informações com as informações que nos fornece diretamente.

5. Porque recolhemos e utilizamos as suas informações pessoais?

a. Solicitamos as suas informações pessoais para que possamos reservar o seu transporte terrestre (e tudo o mais que precise para a sua reserva).
b. Também utilizamos as suas informações pessoais para garantir que tem a melhor experiência ao utilizar o nosso serviço.
c. Usamos igualmente essas informações para o contactar e informá-lo sobre as nossas últimas promoções e ofertas especiais.
d. Para personalizar o nosso serviço às suas necessidades.
e. Para responder às suas questões e ajudá-lo com qualquer suporte necessário.

Estas são as principais razões pelas quais recolhemos as suas informações pessoais, mas há outras também. Gostaria de saber mais?

6. Como utilizamos as suas informações pessoais

Podemos utilizar as suas informações pessoais das seguintes formas:

a. Reservas: Utilizamos as suas informações pessoais para efetuar e gerir a sua reserva, bem como para encaminhar os detalhes necessários para a empresa que fornece o transporte terrestre (ou outro produto ou serviço) e o motorista responsável pela viagem. Isto inclui o envio de comunicações relacionadas com a sua reserva, como confirmações, modificações e lembretes.

b. Atendimento ao cliente: Fornecemos suporte ao cliente. As nossas equipas de atendimento necessitam dos seus dados para o ajudar a realizar uma reserva ou para responder a quaisquer questões que possa ter antes, durante ou depois da sua reserva.

c. Avaliações de clientes: Podemos utilizar os seus dados de contacto para lhe enviar um pequeno questionário sobre a sua reserva. Isto ajuda-nos a compreender e melhorar os nossos serviços e os serviços fornecidos pelos nossos parceiros comerciais.

d. Funcionalidades da conta: Para facilitar, pode criar uma conta de utilizador nas nossas plataformas. Isto envolve fornecer-nos informações pessoais e permite-lhe realizar diversas tarefas úteis, como gerir reservas ou outras compras, aproveitar ofertas especiais e gerir as suas preferências pessoais. Também torna mais simples fazer reservas futuras.

e. Atividades promocionais: Utilizamos as suas informações pessoais para atividades de marketing, que podem incluir:

  • Contactá-lo por telefone, e-mail ou SMS com as nossas últimas notícias, ofertas especiais, descontos e atualizações, incluindo detalhes sobre os nossos produtos e serviços (e/ou de empresas do nosso grupo ou parceiros afiliados). Pode cancelar a subscrição destas comunicações a qualquer momento, clicando no link “cancelar subscrição” em qualquer e-mail ou visitando o nosso Portal de Pedidos de Dados.
  • Contactá-lo sobre produtos que não incluiu na sua reserva.
  • Mostrar-lhe ofertas relevantes nas nossas plataformas ou em websites de terceiros, incluindo redes sociais.
  • Convidá-lo a participar em atividades promocionais (como programas de recomendação ou concursos).

f. Comunicação consigo: Podemos contactá-lo em diversas situações, incluindo:

  • Responder e tratar os seus pedidos.
  • Enviar-lhe um lembrete sobre uma reserva que não finalizou, para verificar se precisa de ajuda.
  • Enviar-lhe um questionário ou convidá-lo a avaliar a sua experiência.
  • Enviar-lhe informações relacionadas com a sua reserva, como contactos úteis durante a viagem.
  • Enviar-lhe um resumo das suas reservas anteriores.
  • Enviar-lhe mensagens administrativas, incluindo alertas de segurança.

g. Pesquisa de mercado: Podemos pedir-lhe para participar em pesquisas de mercado. Qualquer informação adicional que nos fornecer será usada apenas com o seu consentimento.

h. Deteção e prevenção de fraudes: Utilizamos as suas informações pessoais para detetar e prevenir fraudes e outras atividades ilegais ou indesejadas. Também podemos utilizá-las para avaliação de riscos e segurança, incluindo a verificação de utilizadores e reservas.

i. Melhoria dos nossos serviços: Analisamos informações pessoais para melhorar a funcionalidade e qualidade dos nossos serviços online, bem como para aprimorar a experiência do utilizador.

j. Avaliações de clientes: Após a sua reserva, podemos convidá-lo a avaliar os serviços fornecidos. A sua avaliação ajudará outros clientes a tomarem decisões e os nossos parceiros comerciais a melhorarem os seus serviços. Pode fazer uma avaliação de forma anónima ou apenas com o seu primeiro nome e país.

k. Monitorização de chamadas: Podemos gravar chamadas telefónicas ou permitir que outros membros da equipa as ouçam para treino e garantia de qualidade. As gravações são eliminadas automaticamente após um período, salvo necessidade legítima de as manter (em casos de suspeita de fraude, por exemplo).

l. Fins legais: Em certos casos, podemos necessitar de utilizar as suas informações pessoais para resolver disputas legais, investigações regulatórias ou para garantir o cumprimento dos nossos termos e condições.

Base legal para o processamento:

  • Execução de um contrato: Necessitamos das suas informações pessoais para cumprir o contrato que fez connosco, como transferir os dados da reserva para a empresa de transporte e o motorista.
  • Interesses legítimos: Utilizamos as suas informações para conduzir o nosso negócio de forma eficaz, respeitando os seus direitos e a lei, como melhorar os nossos serviços e administrar a nossa plataforma.
  • Consentimento: Em algumas situações, confiamos no seu consentimento, como para fins de marketing direto. Pode retirar o seu consentimento a qualquer momento através do nosso Portal de Pedidos de Dados ou enviando um e-mail para [email protected] com o assunto “Privacidade”.

7. Como divulgamos as suas informações.

Existem vários parceiros comerciais integrados nos serviços que fornecemos e, em certas situações, podemos partilhar as suas informações pessoais com eles. Na maioria dos casos, limitamo-nos a transmitir os detalhes da sua reserva aos parceiros comerciais que nos estão a ajudar a fornecer o serviço que solicitou. Também partilharemos os seus dados com outros terceiros, que podem incluir processadores de pagamentos, parceiros de publicidade, subsidiárias do grupo empresarial OsaBus.pt, afiliadas da Osa Group SIA e – em alguns casos – as autoridades. Estas são as principais razões pelas quais partilhamos as suas informações pessoais. Gostaria de saber mais?

8. Com que terceiros partilhamos as suas informações pessoais – e porquê?

Fornecedores de Serviços de Transporte: Os fornecedores responsáveis por fornecer o transporte terrestre e/ou produtos e serviços relacionados: Para processar a sua reserva, enviamos os detalhes relevantes aos fornecedores que fornecem o transporte e/ou outros produtos que solicitou. Esses detalhes podem incluir o seu nome, faixa etária, contactos (e-mail, morada e número de telefone), data e local de nascimento, número de voo, endereços de recolha e entrega e quaisquer preferências indicadas durante a reserva. Se surgir uma disputa sobre a sua reserva ou outra questão de atendimento ao cliente, poderemos partilhar com os fornecedores informações sobre o processo de reserva, incluindo uma cópia da confirmação da reserva ou informações relacionadas com a reclamação. Note que qualquer informação fornecida diretamente aos fornecedores será armazenada e utilizada de acordo com os seus próprios avisos de privacidade e termos e condições.

Os nossos parceiros comerciais: Trabalhamos com parceiros em todo o mundo. Alguns oferecem ou promovem os nossos serviços, enquanto ajudam outros parceiros a promover os seus próprios serviços relacionados com viagens. Estes parceiros podem incluir outros projetos da Osa Group SIA, como dispo.travel e OriginalTransfers.com. Os serviços destes parceiros podem estar integrados nas nossas plataformas. Quando faz uma reserva numa plataforma de um parceiro, eles podem enviar-nos algumas informações pessoais que forneceu. De forma semelhante, podemos enviar aos parceiros informações relacionadas com a sua reserva para análises comerciais, gestão de programas de fidelidade ou envio de ofertas especiais, desde que tenha consentido. Se o parceiro fornece suporte ao cliente, enviaremos os detalhes necessários para o ajudar. A utilização das suas informações será regida pelos avisos de privacidade destes parceiros, por isso é importante lê-los antes de fazer uma reserva. Também partilhamos informações com parceiros para fins de deteção/prevenção de fraudes, mas apenas quando estritamente necessário.

Osa Group SIA: Leia mais sobre como podemos partilhar as suas informações pessoais com empresas irmãs do grupo Osa Group SIA.

Autoridades competentes: Partilhamos informações com autoridades governamentais ou investigativas se exigido por lei, incluindo ordens judiciais e processos criminais. Também podemos divulgar informações para prevenir, detetar ou processar fraudes e outros crimes, ou para proteger os nossos direitos e propriedades, ou os dos nossos parceiros comerciais.

Prestadores de serviços de terceiros: Utilizamos terceiros para processar informações em nosso nome e apoiar-nos na prestação de serviços. Por exemplo, contactá-lo em nosso nome, enviar informações de reservas, ou gerir aspetos do nosso site, centros de atendimento ou atividades de marketing. Também podem ser usados para pesquisa de mercado e serviços de deteção/prevenção de fraudes. Estes terceiros estão vinculados a cláusulas de confidencialidade e não podem usar as informações para outros fins.

Parceiros de publicidade: Podemos partilhar o seu e-mail e outras informações com parceiros de publicidade para garantir que vê anúncios relevantes ao promovermos os nossos serviços em plataformas de terceiros. Trabalhamos com redes de anúncios para divulgar serviços noutras plataformas e com fornecedores que nos ajudam a analisar os nossos dados. Estes terceiros estão vinculados por acordos de confidencialidade e não podem usar as suas informações para outros fins. Para mais informações sobre anúncios personalizados e as suas escolhas, consulte a nossa Declaração de Cookies.

Processadores de pagamentos e outras instituições financeiras: Trabalhamos com processadores de pagamento para gerir pagamentos ou garantias. Se solicitar um reembolso, poderemos precisar de partilhar detalhes da reserva com o processador de pagamentos e a instituição financeira relevante. Isso pode incluir uma cópia da confirmação da reserva ou o endereço IP usado na reserva. Também podemos partilhar informações para fins de deteção/prevenção de fraudes.

9. Como utilizamos dispositivos móveis?

Oferecemos aplicações gratuitas para vários dispositivos móveis, bem como versões otimizadas do nosso website para navegação em dispositivos móveis e tablets. Estas plataformas recolhem e processam as suas informações pessoais de forma semelhante às nossas outras plataformas e permitem-lhe encontrar transportes terrestres locais com base na sua localização atual. Gostaria de saber mais?

Para lhe prestar um serviço melhor e um marketing mais relevante, podemos utilizar algo chamado “rastreamento entre dispositivos”. Isto significa que analisamos a forma como utiliza as nossas plataformas em mais de um dispositivo: por exemplo, podemos combinar dados do seu telemóvel com os do seu computador doméstico. Podemos utilizar ou não cookies para este propósito (para mais informações sobre cookies e tecnologias semelhantes, consulte a nossa Declaração de Cookies).

Para garantir que encontra ofertas mais relevantes na nossa newsletter, analisamos as pesquisas que faz e os serviços que reserva em vários dispositivos, depois de iniciar sessão na sua conta de utilizador. Se não quiser que façamos isto, basta encerrar a sessão antes de navegar ou cancelar a subscrição da nossa newsletter.

O rastreamento entre dispositivos também pode significar que, ao utilizar um dispositivo, pode ver anúncios personalizados de várias empresas com base nas suas atividades em dispositivos ligados. A NAI (Network Advertising Initiative) permite que opte por não participar no programa de publicidade comportamental da NAI (na nossa Declaração de Cookies encontra o link necessário, na secção “A escolha é sua: Optar por participar ou não”). Note que simplesmente encerrar sessão na sua conta de utilizador não impede este tipo de rastreamento.

10. Que procedimentos de segurança implementamos para proteger as suas informações pessoais?

Os nossos sistemas e procedimentos empresariais garantem que tomamos todas as medidas razoáveis para proteger as suas informações pessoais e salvaguardá-las contra qualquer uso indevido ou acesso não autorizado, de acordo com as leis de proteção de dados da Letónia e da União Europeia. Implementamos procedimentos de segurança e restrições específicas (tanto técnicas como físicas) que limitam o acesso e a utilização de qualquer informação pessoal que detemos. Apenas pessoal autorizado pode aceder às informações pessoais – e apenas o faz por motivos específicos e autorizados.

11. Como tratamos as informações pessoais de crianças?

Não direcionamos os nossos serviços a crianças com menos de 16 anos. Para crianças com menos de 16 anos, a utilização dos nossos serviços só é permitida se estiverem acompanhadas por um dos pais ou por um tutor. Podemos receber informações sobre crianças em determinadas situações, como parte de uma reserva ou em relação a uma disputa de atendimento ao cliente. Se isso acontecer, apenas recolheremos e utilizaremos essas informações com o consentimento do pai, mãe ou tutor da criança. Reservamo-nos o direito de eliminar qualquer informação que possamos receber de uma criança abaixo desta idade ou sem o consentimento válido de um pai, mãe ou tutor.

12. Como pode controlar as informações pessoais que nos forneceu?

Tem o direito, sujeito a algumas exceções legais, de aceder, corrigir ou eliminar quaisquer informações pessoais que mantemos sobre si e de se opor ao processamento das suas informações pessoais. Pode utilizar o nosso Portal de Acesso do Titular dos Dados para exercer qualquer um desses direitos. Se o fizer, pediremos informações adicionais para confirmar a sua identidade, garantindo a segurança das suas informações, e trataremos o seu pedido em conformidade com a legislação de proteção de dados aplicável na Letónia. Pode atualizar ou eliminar a sua conta de utilizador a qualquer momento ao iniciar sessão no nosso site.

Quando faz uma reserva ou solicita um orçamento, perguntamos se gostaria de optar por receber e-mails de marketing. Pode cancelar essa subscrição a qualquer momento clicando em “cancelar subscrição” em qualquer um desses e-mails de marketing ou atualizando as suas preferências de e-mail na sua conta de utilizador.

13. Quem é responsável pelo processamento das informações pessoais nas nossas plataformas?

A Osa Group SIA (operando como OsaBus.pt) é responsável pelo processamento das informações pessoais nas suas plataformas. A Osa Group SIA é uma sociedade privada de responsabilidade limitada, constituída ao abrigo das leis da Letónia. Se tiver alguma dúvida, preocupação ou comentário sobre as nossas práticas ou este Aviso de Privacidade, envie um e-mail para [email protected] com “Privacidade” no assunto, e responderemos prontamente.